DependĂȘncia quĂmica e abuso de drogas
- Vanessa Marsden
- 20 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Uma breve e bĂĄsica explicação do que Ă© toxicodependĂȘncia

O que sĂŁo drogas? Drogas sĂŁo substancias quĂmicas utilizadas como medicamentos ou como ingredientes de medicamentos, que afetam o corpo e a mente e apresentam potencial de abuso. As drogas apresentam profundo impacto no balanço neuroquĂmico do cĂ©rebro, o que afeta diretamente como nos sentimos e agimos.
O que Ă© Abuso de drogas? Ă o uso deliberado de substancias capazes de alterar o humor ou comportamento sem uma prescrição medica para isso. Ă o uso de qualquer droga a ponto de interferir com a saĂșde, status econĂŽmico ou funcionamento social do indivĂduo ou de outros. Por exemplo, se um homem bebe e dirige alcoolizado, isso jĂĄ configura abuso de drogas. Se nessa situação ele atropela alguĂ©m, Ă© o abuso de drogas interferindo com a vida de outrem. O abuso tambĂ©m acontece quando o paciente tem que usar um comprimido para dormir, por exemplo e estĂĄ tomando dois, trĂȘs ou mais.
O que Ă© DependĂȘncia de drogas? Ă um estado de dependĂȘncia psicolĂłgica ou fĂsica de uma certa substĂąncia apĂłs um perĂodo de uso periĂłdico ou contĂnuo da mesma. A dependĂȘncia Ă© caracterizada por: TolerĂąncia - o individuo precisa de doses maiores para conseguir o mesmo efeito Sintomas de retirada/abstinĂȘncia - a cessação do uso de drogas causa sintomas adversos fĂsicos e psicolĂłgicos.
Tipos de dependĂȘncias Habituação Ă droga ou dependĂȘncia psicolĂłgica Ă uma condição que resulta do consumo repetido de uma determinada droga. Ă caracterizada por: - desejo, mas nĂŁo compulsĂŁo do uso de drogas - o uso da droga com o sentido de melhorar o bem estar - pouca tendĂȘncia ao aumento da dose - o utilizador de droga Ă© mais afetado negativamente do que a sociedade ou outros
DependĂȘncia quĂmica ou toxicodependĂȘncia Ă um estado de intoxicação periĂłdica ou crĂŽnica produzido pelo consumo repetido de uma determinada droga cujas caracterĂsticas sĂŁo: - desejo pungente ou necessidade (compulsĂŁo) para continuar o uso da droga ou para obtĂȘ-la por quaisquer meios necessĂĄrios. - tendĂȘncia ao aumento da dose - efeito detrimental ao individuo e Ă sociedade - a cessação da droga leva a distĂșrbios fĂsicos. O individuo que abusa de drogas (utilizador de drogas/usuĂĄrio de drogas) Ă© a pessoa que utiliza/administra drogas ou permite a outros que lhe administrem drogas sem aprovação medica. (Isso inclui comprimidos para dor e quaisquer outros medicamentos). Pode ocorrer de diversas maneiras: Experimentação: por curiosidade o indivĂduo utiliza drogas uma ou poucas vezes. Utilizador casual: Ă aquele que de tempos em tempos usa drogas para "refrescar" sua mente e corpo, e como forma de diversĂŁo ou relaxamento. Toxicodependente/adicto: Ă© aquele que regularmente consome drogas e que adquiriu dependĂȘncia fĂsica ou psicolĂłgica, que passaram dos limites do seu poder voluntĂĄrio (i.e, embora ele ache que pode parar quando quiser, na verdade nĂŁo consegue parar!) Um bom exemplo 'e o escritor americano Mark Twain que dizia: "Parar de fumar Ă© muito fĂĄcil. Eu sei disso porque jĂĄ parei mais de mil vezes!" Classificação das drogas de abuso existem varias formas de classificar as drogas, mas a mais comum Ă© pelo tipo de efeito que elas causam. Assim, as drogas podem ser divididas em
Depressores do Sistema Nervoso Central (SNC) Estas sĂŁo drogas que diminuem as funçÔes do SNC, resultando em prejuĂzo da capacidade de julgamento, da audição, da fala e da coordenação motora. Elas fazem com que a mente fique lenta, e podem retardar reaçÔes corporais (como a respiração) a ponto de causar mortes acidentais. Exemplos incluem -OpiĂĄceos (morfina, tramadol, codeĂna, oxicodona, fentanil) - Sedativos-hipnoticos (benzodiazepinicos - diazepam, clonazepam, bromazepam, alprazolam, etc; barbituratos, tranquilizantes) - Inalantes - Ălcool
Estimulantes do SNC Ao invĂ©s de causar relaxamento e sono, elas produzem um estado mental de alerta, reduzem o apetite e produzem um sentimento de bem estar. Exemplos incluem: -CocaĂna -Crack -Anfetaminas (Speed, metanfetaminas) AlucinĂłgenos/PsicodĂ©licas SĂŁo drogas que afetam sensação, pensamento, emoçÔes e capacidade de entendimento. O utilizador experimenta sensaçÔes de delĂrios e alucinaçÔes. Exemplos incluem: -cannabis/maconha/marijuana/haxixe -LSD (dietilamida do ĂĄcido lisĂ©rgico) -PCP (Fenilciclidina)
No nosso próximo post vamos explicar o que acontece no cérebro quando uma pessoa usa/abusa ou é dependente de substùncias. Fique de olho!
